Você deve ter ouvido que Google e Yahoo acabaram de divulgar notícias importantes sobre seus próximos requisitos para enviadores de emails em massa. Este é o tema da vez: Começando em Fevereiro de 2024, qualquer um que envie para mais de 5000 inscritos por dia terá que cumprir algumas etapas extras se quiserem chegar na caixa de entrada do Gmail e Yahoo. Essas novidades significam que haverá ainda mais transparência e confiança entre um enviador de email e o destinatário, o que é ótimo do nosso ponto de vista. Aqui está um resumo dos três maiores pontos sobre os anúncios da Google e Yahoo:
Garanta que os Emails estão Propriamente Autenticados
Configurações de envio de email e protocolos de autenticação foram estabelecidos há muitos anos e são conhecidos como recomendações para garantir uma entrega de emails apropriada. Com os anúncios do Google e Yahoo essas recomendações se tornaram requisitos. Estas recomendações geralmente são os heróis anônimos de qualquer programa de email. Autenticações apropriadas não resolverão todos seus problemas de entregabilidade, mas elas certamente podem causá-los se seu sistema de email estiver mal configurado. Exigir autenticação apropriada e validação do enviador é um lembrete do Google e Yahoo de que essas etapas técnicas importam, e não passam despercebidas pelos provedores de caixas de entrada.
O Que Fazer:
Se você já faz a autenticação de seus emails com SPF, DKIM e DMARC, você já deve estar pronto. Recomendamos dar alguns passos a mais utilizando uma política de DMARC mais restrita, ou implementando o BIMI e o Google Verified Checkmark. Quem sabe esses serão exigidos no futuro também… Como ter um registro de DMARC nos domínios de envio será exigido em pouco tempo, sempre encorajamos os enviadores a não apenas ter esse registro, mas também monitorar os dados que recebe. Você pode configurar seu registro de DMARC para enviá-lo dados valiosos dos ISPs e informá-lo quantos de seus emails estão passando por todos os métodos de autenticação, quantos emails estão falhando a autenticação e potencialmente representam uso malicioso do seu domínio.
MONSTER TIP: A Inbox Monster pode te ajudar a monitorar suas etapas de autenticação em todas as campanhas, para garantir que nada esteja quebrado.
Habilite o One-Click Unsubscribe
O one-click unsubscribe não é nada novo, mas o Google e Yahoo irão exigir esse recurso de quem envia em massa. Isso significa que o cabeçalho dos seus emails outbound deverão conter o chamado List Unsubscribe header daqui em diante. Isso habilita a opção dos destinatários se descadastrarem facilmente sem ter que ficar buscando pela opção de descadastro no corpo do email. Primeiro, um list unsubscribe header permite aos ISPs, como Google e Yahoo, oferecer aos usuários um mecanismo de descadastro em um clique em suas caixas de entradas, como abaixo:
Segundo, um list unsubscribe header pode ser usado para permitir aos destinatários que respondam diretamente ao enviador e se descadastrem simplesmente respondendo um email que receberam. Não entre em pânico: reforçamos que um descadastro é muito melhor do que um usuário marcando sua mensagem como spam, ou ignorando totalmente seu email. Se alguém não quer receber seu email, o Google e Yahoo tornarão o opt-out o mais fácil possível utilizando essas funcionalidades integradas a suas caixas de entrada.
O Que Fazer:
O One-Click Unsubscribe precisará de campos adicionais nos registros do header do seu email que disponibilize informações de descadastro ao provedor de caixa de entrada, e de volta ao remetente do email. Muitos ESPs já disponibilizam esse recurso, então você pode estar preparado e nem saber disso. Abra um email enviado do seu domínio e verifique os seguintes campos em seus registros do header:
- List-Unsubscribe-Post:
- List-Unsubscribe:
Se estes campos não estão no seu header, vale a pena conversar com seu ESP para garantir que estará tudo certo em 2024.
MONSTER TIP: A Inbox Monster te permite verificar facilmente todos os dados do registro do header em nossos variados endereços de seed, que abrangem todos os principais ISPs. Se você não está adicionando os filtros exigidos em seu registro do header, será capaz de descobrir isso em poucos cliques.
Comece a Monitorar Taxas de Reclamações de Spam
Em 2024, o Gmail irá impor um limite de 0,3% de reclamações de spam. O Google Postmaster Tools torna fácil o monitoramento de seus domínios para taxas de reclamações de spam de endereços do Gmail. Mas muitos enviadores não aproveitam esse serviço gratuito. Sempre foi importante ouvir e reagir ao feedback da sua lista de emails, mas o Gmail logo deixará claro que essas taxas de reclamação realmente importam. Remetentes terão que se manter alerta e se esforçar para manter baixas as taxas de reclamações, ou arriscar cair na caixa de spam. Isso pode gerar um grande impacto em remetentes desatentos.
What to Do:
A boa notícia é que os dados de reclamações do Gmail estão disponíveis usando o Google Postmaster Tools. Se você não estiver monitorando atualmente, essa é a hora de criar uma conta e começar a olhar para a métrica “User Complaint Rate” para entender quais segmentos de envio e segmentação levam a mais reclamações de spam.
MONSTER TIP: a Inbox Monster pode te ajudar a ficar por dentro das taxas de reclamação de spam do Google Postmaster Tools e do Microsoft SNDS, tudo sob o mesmo teto:
É importante entender que muitas dessas condições já são consideradas as melhores práticas da indústria. O Gmail e Yahoo tornarão essas melhores práticas uma exigência, visando criar um ambiente de emails mais seguro o possível para seus usuários. A lista completa de exigências (e todos os detalhes técnicos) para o Gmail e Yahoo podem ser encontradas aqui.