Dois anos após Elon Musk anunciar que estava comprando o X (antes conhecido como Twitter), e após diversas mudanças turbulentas na gerência e operação, como empresas que enviam newsletter se adaptaram a essa mudança de marca? Nós analisamos como algumas das mais populares newsletters do mundo usam ou exibem a rede social em suas campanhas contínuas e emails de boas vindas em Abril de 2024.
Morning Brew
Com mais de 4 milhões de inscritos, uma das maiores e mais populares newsletters diárias, Morning Brew, ainda não mudou a logo do antigo Twitter no seu rodapé. É ainda mais interessante notar que os links dos redatores no footer estão conectados às suas contas do X (Ao invés de qualquer outra plataforma ou uma página de seus próprios sites). Além disso, as sessões separadas e compartilháveis de cada newsletter ainda levam a logo antiga ao se referir ao X. Indo ainda mais fundo, o símbolo do pássaro ainda está presente por todo o site da Morning Brew.
Really Good Emails
Recém adquirida, a fonte infinita de inspiração para emails dos profissionais de marketing ainda precisa mudar seu footer também. É interessante notar que a “agora parte da Beefree.io” é uma nova adição ao footer (Questão de semanas), mas a logo do Twitter/X ainda não foi alterada. Olhando no site da sua plataforma de email marketing, Cordial, eles parecem também não ter alterado a logo. Isso levanta a pergunta: Podem alguns email service providers (ESPs) apenas não priorizar a mudança ou adição da nova logo da X no sistema? Ou ela está disponível, mas não é algo que essas marcas se importam em mudar?
James Clear
O autor do best-seller “Atomic Habits” (Hábitos Atômicos) envia aos seus 3 milhões de inscritos sua popular “3-2-1 newsletter” toda quinta-feira, onde compartilha 3 de suas próprias ideias curtas, 2 frases de outros autores e uma pergunta para os leitores pensarem sobre. Quando alguém entra em sua lista, pode ver um link para seguir o Twitter do autor – Sem nenhuma logo. Sua newsletter contínua tem um call-to-action para compartilhar uma de suas 3 ideias, novamente, no Twitter.
Hubspot
A nova newsletter totalmente repaginada da Hubspot, The Lead, é um dos únicos exemplos nessa lista onde podemos ver a nova logo da X no rodapé de cada email. Mas isso é algo que mais de 600 mil leitores sequer percebem ou se importam? É difícil dizer, principalmente quando tantas outras newsletters ainda usam o branding e termos antigos do antes conhecido como Twitter.
Dollar Shave Club
A Dollar Shave Club segue os passos de muitos na lista e não mudou a logo do Twitter no seu rodapé. Quando falamos de grandes marcas varejistas e D2C, há uma pequena mudança nesse padrão e algo mais voltado para uma divisão 50-50 entre os que mudaram a logo e os que não mudaram. Entre os que mudaram, podemos encontrar marcas como Target, Shein e Allbirds, enquanto marcas como Peloton, Bonobos e Hms & Hers Health ainda usam a logo antiga.
Ah… Muito longo. Não li.
Parece que muitos da comunidade de email não estão felizes com a nova gerência da X, e se rebelaram contra isso, de maneira um tanto quanto branda, em suas campanhas. Claro, alguns devem ter esquecido de atualizar a logo. Mas não podemos ignorar o fato de que o Twitter, em seu formato anterior, era uma das plataformas líderes para marcas de todos os tamanhos aumentarem sua audiência – algo que o Twitter encorajava e dava suporte de diversas maneiras. Agora, sob nova direção, muitas marcas sentem que a plataforma não dá suporte ao seu crescimento ou esforço como costumava. Não mudar a logo no rodapé de suas newsletters parece a forma que as empresas encontraram para “mostrar o dedo” (esse que você está pensando mesmo) ao atual proprietário. Com 368 milhões de usuários ativos mensais, até abril de 2024, parece que a X segue sólida como plataforma, mas não é mais promovida com tanto ímpeto nas newsletters – pelo menos não com seu novo nome e logo.